Bepay - 5 livros de gestão financeira que irão impulsionar sua empresa

5 livros de gestão financeira que irão impulsionar sua empresa

5 de outubro de 2018 | Por Bepay

Veja quais são as cinco principais leituras para qualquer empreendedor que almeja ter mais qualidade em sua gestão financeira

Desde crianças ouvimos conselhos sobre a importância que a leitura tem na vida das pessoas: “ela pode transformar a sua vida” ou ” a leitura é um caminho direto para o conhecimento”, entre outras inúmeras frases que preenchem nossas mentes durante a nossa infância ou que chegam até nós em algum momento da vida.

Nesse sentido, o hábito de ler também aparece como protagonista quando falamos no sucesso de um negócio; afinal, adquirir novos conhecimentos da própria área de atuação e, principalmente, não repetir erros que outras empresas, se transformaram em verdadeiras necessidades nos dias de hoje.

Assim, trouxemos cinco indicações essenciais para potencializar a sua gestão financeira e, consequentemente, o seu negócio.

1. Princípios de Administração Financeira – Lawrence J. Gitman

Conhecida como a “Bíblia das finanças”, essa obra é considerada obrigatória para a matéria de finanças empresariais em diversas universidades do mundo.
Como o próprio título já antecipa, esse livro aborda os conceitos fundamentais para quem está desenvolvendo uma administração financeira estruturada, como a gestão de custo, processos administrativos, entre outros.
Então nada de ler o material sem fazer anotações, aproveite o formato didático da obra para resolver alguns exercícios, que são propostos pelo autor, e tente pensar em possíveis aplicações diretas na rotina do seu negócio.

2. Quem pensa enriquece – Napoleon Hill

O escritor Napoleon Hill foi assessor dos presidentes americanos Woodrow Wilson e Franklin Delano Roosevelt – no mesmo período das duas grandes guerras mundiais -, e mesmo nesse diante de tempos turbulentos, Hill, conseguiu alcançar o posto de segundo homem mais rico do mundo.

Muitas das lições que ele aprendeu na Casa Branca, durante essa época, estão na obra “Quem pensa enriquece”: um livro que explica quais são os principais fatores necessários para alcançar o sucesso na vida profissional e pessoal, mesmo em épocas difíceis, para não dizer outra coisa, como foi a primeira metade do século XX.

3. A estratégia do oceano azul — W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Diferente das outras obras já mencionadas, este livro é voltado para uma visão sobre as áreas de inovação. Neste caso, especificamente, o oceano azul seria um nicho pouco explorado – repleto de possibilidades e com menos concorrência -, e o oceano vermelho é o mercado consolidado – com mais disputadas e menos espaço para inovar.

Para montar esta obra detalhada, os dois autores analisaram cerca de 150 empreendimentos que alcançaram o sucesso ou foram à falência, tudo para entender padrões e estipular atitudes positivas para o mundo empresarial.

4. A vantagem competitiva das nações — Michael Porter

Considerada uma obra extremamente didática, este livro do célebre professor da Harvard Business School, Michael Porter, explica o poder que a que diversos fatores financeiros, como taxas de juros, por exemplo, influenciam a vida das pessoas e, portanto, de seus empreendimentos.

Mas não é um livro sobre as nações?

Sim, realmente. Mas mesmo falando sobre comportamentos de algumas nações, o autor demonstra como os conhecimentos aplicados a elas podem ser usados na gestão financeira, tudo de maneira simples e muito prática.

5. Saia da crise — W. Edwards Deming

Caso o seu negócio esteja em um mal momento, este livro pode ser um grande aliado na retomada do seu crescimento empresarial.

Baseado-se em 14 pontos da gestão de qualidade, o autor Edwards Deming demonstra de maneira direta o papel fundamental que o planejamento tem na construção de uma gestão financeira estruturada e eficaz.

Uma passagem interessante do livro fica por conta da visão diante os gestores, segundo o autor os administradores não devem apenas ser avaliados por relatórios de rendimento, mas também pelos seus planos.

Lembre-se que esses livros são apenas o começo da jornada, a leitura é uma ferramenta que deve ser calibrada e utilizada todos os dias; afinal, quanto mais conhecimentos você adquirir, maiores serão as chances do seu negócio crescer.

Boa leitura!

Quer saber de mais dicas para equilibrar a vida financeira da sua empresa? É só clicar aqui.

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira mais conteúdos e dicas do nosso blog.

Split de pagamento com Sellers e Híbrido: quais as diferenças?

Os termos que envolvem o Split de pagamento ainda estão causando certa dúvida? Confira o…

Leia mais

17 de janeiro de 2019 | Por

Meios de pagamento online mais usados: semelhanças e diferenças

Confira quais são os principais meios de pagamento do mercado eletrônico, além de entender mais…

Leia mais

11 de janeiro de 2019 | Por

Como organizar o 2019 da sua empresa com uma plataforma de pagamento

A sua empresa não teve um 2018 tão organizado quanto você queria? Veja como reorganizar…

Leia mais

4 de janeiro de 2019 | Por