Como escolher o sistema de pagamento do seu e-commerce

Como escolher um meio de pagamento para o seu e-commerce

7 de agosto de 2018 | Por Bepay

Confira quais devem ser os fatores analisados antes de adotar o sistema de pagamento do seu negócio

Mais do que um simples procedimento, atualmente, os meios de pagamento se tornaram atrativos promissores e, portanto, impactantes diante da necessidade de conquistar mais clientes. Afinal, o consumidor deseja qualidade e praticidade durante todo o processo de compra.

Segundo levantamento da consultoria Euromonitor, em 2017, as transações realizadas por meio de cartão subiram 5,5%, alcançando o número de 23,3 trilhões de operações, contra uma queda de 1% no valor das cédulas utilizadas, proporcionando uma inversão na liderança.
Boa parte dessa enorme quantidade de transações é realizada via internet, diretamente para empreendimentos de e-commerce. Dentro desse universo, os sistemas de pagamento digitais têm denominações distintas: intermediadores, gateways e adquirentes.

Mas qual é a diferença entre eles?

Adquirentes

Responsáveis por processar transações de cartão de crédito ou débito, as adquirentes atuam como um membro licenciado das bandeiras de cartão, como Visa e MasterCard, analisando e desenvolvendo operações.

Resumindo de maneira objetiva, as adquirentes são organizações que fazem o intermédio entre as bandeiras e os bancos.

Os destaques desse modelo ficam por conta do baixo custo por transação e uma aprovação rápida nos pagamentos. Contudo, vale ressaltar que essa plataforma de pagamento não disponibiliza serviços antifraudes.

Gateway de pagamento

O gateway é uma plataforma de pagamento que faz a ligação entre os e-commerces e os agentes financeiros. Ou seja, essa ferramenta pode ser considerada uma espécie de terminal de cartão de crédito das lojas virtuais.

Ao fornecer os dados de compra, o gateway transmitirá essas informações para os bancos ou adquirentes. Além disso, é possível integrar ao gateway diversas opções para seu e-commerce, tais como: serviço antifraude, empresas conciliadoras, entre outros.

Intermediadores de Pagamento

Os intermediadores foram os principais responsáveis por desburocratizar as formas de pagamentos, essas empresas terceirizadas oferecem todo o suporte para os seus clientes a partir do momento da compra, disponibilizando alternativas eficientes com preços acessíveis.
Diferente do que muitas pessoas pensam, alugar ou comprar máquinas de cartão não são as únicas maneiras de implementar sistemas de pagamentos digitais. Atualmente, soluções que permitem o recebimento de cartões já podem ser utilizadas através do smartphones, por exemplo.

Em outras palavras, essa modalidade acaba com a necessidade de se afiliar aos bancos e às adquirentes para realizar compras.
A ampla cobertura frente às diversas bandeiras de cartão, junto com um sistema antifraudes eficiente, com checkout transparente, transforma essa modalidade em uma opção atrativa para quem busca um meio de pagamento para o seu e-commerce.

Clique aqui e saiba mais sobre essa solução.

Atenção aos custos

Colocar na ponta do lápis todo o universo financeiro que cerca o seu negócio é uma ação essencial, não apenas antes de contratar um serviço, mas também como filosofia empresarial. Dentro da análise, faça uma simulação com os possíveis custos da contratação de um meio de pagamento para o seu e-commerce.

Leve em consideração fatores como: taxas, cobertura de bandeiras de cartões, benefícios e suporte de assistência. Pesquisar diferentes propostas vai evitar a contratação de um sistema que não se encaixe ao seu negócio, afinal, existem diferenças relevantes entre elas.

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira mais conteúdos e dicas do nosso blog.

Split de pagamento com Sellers e Híbrido: quais as diferenças?

Os termos que envolvem o Split de pagamento ainda estão causando certa dúvida? Confira o…

Leia mais

17 de janeiro de 2019 | Por

Meios de pagamento online mais usados: semelhanças e diferenças

Confira quais são os principais meios de pagamento do mercado eletrônico, além de entender mais…

Leia mais

11 de janeiro de 2019 | Por

Como organizar o 2019 da sua empresa com uma plataforma de pagamento

A sua empresa não teve um 2018 tão organizado quanto você queria? Veja como reorganizar…

Leia mais

4 de janeiro de 2019 | Por