Bepay - Como organizar seu dia a dia no e-commerce

Como organizar seu dia a dia no comércio eletrônico

11 de outubro de 2018 | Por Bepay

Entenda como algumas mudanças na sua rotina empresarial podem potencializar a produtividade do seu comércio eletrônico

Ao contrário de uma loja física, que possuem uma organização voltada para a exposição dos produtos no estabelecimento, um comércio eletrônico têm na área do “estoque” o verdadeiro ponto central de toda sua organização empresarial.

Afinal, a agilidade e eficiência com que os produtos são recebidos, estocados e transportados para o cliente, define o futuro de qualquer comércio eletrônico.

Tudo se trata da expectativa: o cliente que fez a compra quer ter o produto em mãos dentro do prazo e quem vende deseja ver o seu cliente satisfeito – fazendo boas recomendações para mais pessoas, de preferência.

Diante dessas situações, selecionamos cinco pontos essenciais para você organizar melhor o seu dia a dia e, consequentemente aumentar a produtividade do seu comércio eletrônico:

Dicas para aumentar a sua organização empresarial

1. Nomeie responsáveis para os processos:

Possuir funcionários com poder de decisão é fundamental para a melhor organização do seu comércio eletrônico; afinal, tentar centralizar todos os processos em uma única pessoa aumenta possibilidade de possíveis erros.

Mesmo que você já possua líderes em determinadas áreas, vale montar uma espécie de estrutura de liderança, determinado sub responsáveis para procedimentos específicos.

2. Distribua as atividades para as pessoas certas:

Nada de acostumar com os quebra galhos, entregue as tarefas aos profissionais que tiverem habilidade para fazer o melhor trabalho possível.

É claro que imprevistos ocorrem, mas acreditar que um funcionário pode desempenhar tarefas extras com a mesma eficiência do que as suas atividades cotidianas é um erro com prazo de entrega indefinido.

3. Selecione quais serão as principais tarefas:

Monte uma lista de atividades, ou metas a serem atingidas, semanalmente. É importante ter os objetivos em um lugar visível, onde você possa estar sempre olhando as marcações e organizado o seu tempo.

Mas isso não vale apenas para você, empreendedor, estimule os departamentos do seu negócio a montar um quadro, ou algo do gênero, a fim de ter um cronograma claro do começo ao fim do expediente de trabalho.

As atividades mais importantes devem ter prioridade sempre, nesse sentido, procure marcar de maneira diferenciada o que você precisa resolver primeiro – separar por meio de cores pode ser uma boa sugestão.

4. Padronização dos procedimentos:

A partir do momento que você estabelece padrões aos processos do seu comércio eletrônico, as chances de erros diminuem muito.

Isso ocorre porque os funcionários têm a segurança que, caso eles consigam realizar aqueles determinados processos, a chance de êxito serão de quase 100%.

Ou seja, as indicações padronizadas servem de farol na tomada de decisão e facilitam o entendimento de novos profissionais em relação ao ritmo da empresa.

5. Não fique acomodado:

Procure reavaliar a empresa com uma frequência mensal. Situações que podem gerar estresse, por exemplo, costumam ocorrer de forma silenciosa e com muita frequência nas empresas.

Uma pesquisa da International Stress Management Association (Isma), em 2016, concluiu que 70% dos trabalhadores registrados no Brasil sofrem de stress ocupacional. Uma realidade que gera um prejuízo milionário para os cofres privados todos os anos.

Então fique atento não apenas aos processos, mas também na maneira que eles impactam os seus funcionários, até porque são eles que vão decidir o destino do seu negócio.

Vale ressaltar que a organização empresarial é algo que deve sempre ser atualizada, isto é, em constante mudanças com os objetivos e demandas do seu comércio eletrônico.

Ter as economias equilibradas é necessário para qualquer empresa que pretende crescer, então confira 8 segredos para você equilibrar as finanças do seu comércio eletrônico.

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira mais conteúdos e dicas do nosso blog.

Split de pagamento com Sellers e Híbrido: quais as diferenças?

Os termos que envolvem o Split de pagamento ainda estão causando certa dúvida? Confira o…

Leia mais

17 de janeiro de 2019 | Por

Meios de pagamento online mais usados: semelhanças e diferenças

Confira quais são os principais meios de pagamento do mercado eletrônico, além de entender mais…

Leia mais

11 de janeiro de 2019 | Por

Como organizar o 2019 da sua empresa com uma plataforma de pagamento

A sua empresa não teve um 2018 tão organizado quanto você queria? Veja como reorganizar…

Leia mais

4 de janeiro de 2019 | Por