dinheiro e cheque em extinção

Dinheiro de papel e cheque saem de cena?

23 de janeiro de 2018 | Por Bepay

Entenda como as formas tradicionais de pagamento (papel moeda, cheques) estão dando lugar a alternativas mais práticas e seguras

Nos dias atuais, cada vez mais as pessoas buscam facilidade e praticidade para suas vidas. Na hora de ir às compras não é diferente. Na rua, feira, shopping center ou pela internet, queremos comprar da forma mais cômoda possível. Entretanto, utilizar dinheiro de papel ou cheque já não é o meio mais prático que temos para realizar os nossos pagamentos. Em muitos lugares do mundo, o dinheiro “analógico” está se tornando algo antiquado, e vem sendo substituído por soluções digitais de pagamento, como app mPOS.

Soluções como as carteiras digitais (ou digital wallets, como também são conhecidas) têm crescido exponencialmente em muitos países, como uma mais rápida e eficiente alternativa às formas de pagamento tradicionais. Aplicativos como o BePay, por exemplo, permitem que transações financeiras sejam realizadas totalmente pelo celular, substituindo, além do papel-moeda, até mesmo os cartões de crédito.

Pagamentos digitais pelo mundo

Vejamos o exemplo de países como Suécia e Noruega. Lá, as transações realizadas utilizando papel-moeda equivalem apenas a 5% da circulação de dinheiro destes países. E isso nem é algo tão recente assim. No já distante ano de 2014, a imprensa sueca divulgou números indicando que, graças às transações por cartões ou digitais, o índice de roubo de dinheiro caiu, e os ganhos de vendedores que recebiam pagamentos por estes meios cresceram cerca de 59%.

Contudo, o caso mais emblemático é o da China. O país que há 14 séculos criou o dinheiro de papel, parece que será o primeiro a extingui-lo. No país mais populoso do mundo, os pagamentos digitais fazem parte da rotina das pessoas. Seis a cada dez compras realizadas na China são pagas pelo celular. Grandes varejistas ou vendedores ambulantes, de barraquinhas de rua a lojas de departamento, todos possuem maquininhas ou smartphones que recebem pagamento digital. As fintechs chinesas já dominam o mercado interno do país, movimentando cerca de R$ 5.5 bilhões de dólares por ano. As compras feitas sem envolver dinheiro equivalem a mais de 60% do total das compras feitas no país.

O (ainda distante) fim do dinheiro de papel no Brasil

O papel-moeda está longe de acabar no nosso país, porém, já existem alguns movimentos que indicam o interesse em substituí-lo. Em entrevista no início deste ano, o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, anunciou que estuda medidas que visam diminuir o uso do dinheiro em espécie no país. Segundo o presidente, o motivo é que as alternativas ao papel-moeda estimulam o consumo e reduzem os custos do vendedor.

Seguindo ideia parecida de redução de custos, estímulo ao consumo e, incluindo a segurança dos meios digitais nesta equação, existem, na Câmara dos Deputados, três propostas de extinção do dinheiro de papel no Brasil. Apesar de se tratarem de ações radicais, a origem destas propostas é a percepção de que os meios de pagamento tradicionais já estão ultrapassados.

Já o cheque, praticamente não é mais utilizado em transações comerciais comuns no país. Tendo seu auge de popularidade aqui durante os anos 90, o uso desta forma de pagamento está cada vez mais raro, sendo restrito praticamente a transações financeiras de alto valor, por deixar um registro formal de pagamento.

Por conta deste cenário de queda no uso de dinheiro e cheques, além dos cartões de crédito e débito, uma das alternativas é o uso de carteiras digitais, como a BePay. Esses aplicativos, totalmente digitais e com foco em praticidade e segurança, são uma inovadora solução em pagamentos, dando mais liberdade ao vendedor e comodidade ao cliente.

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira mais conteúdos e dicas do nosso blog.

Split de pagamento com Sellers e Híbrido: quais as diferenças?

Os termos que envolvem o Split de pagamento ainda estão causando certa dúvida? Confira o…

Leia mais

17 de janeiro de 2019 | Por

Meios de pagamento online mais usados: semelhanças e diferenças

Confira quais são os principais meios de pagamento do mercado eletrônico, além de entender mais…

Leia mais

11 de janeiro de 2019 | Por

Como organizar o 2019 da sua empresa com uma plataforma de pagamento

A sua empresa não teve um 2018 tão organizado quanto você queria? Veja como reorganizar…

Leia mais

4 de janeiro de 2019 | Por