De maneira objetiva, um intermediador de pagamentos online é uma empresa especializada em mediar as relações financeiras entre as lojas virtuais e as instituições financeiras, agilizando os processos de pagamento online e aumentando a qualidade dos serviços.
Uma vez contratada, as soluções de pagamento têm o papel de zelar pelos valores recebidos e garantir que eles sejam repassados ao prestador do serviço ou ao vendedor do produto.
Contudo, mesmo mediando as transações, é importante dizer que muitos intermediadores oferecem seus serviços de pagamento sem a necessidade de afiliação com os bancos convencionais.
Mesmo fugindo da roupagem mais tradicional de muitos modelos de pagamentos, vale destacar que os intermediadores possuem ampla cobertura das bandeiras de cartão de crédito, débito, pré-pagos e até de boleto bancário.
O passo a passo do processo com um intermediador de pagamento:
● o cliente escolhe o produto;
● o consumidor é direcionado à página de pagamento;
● o pagamento online é concluído;
● a transação é aprovada;
● os valores são liberados com a dedução das tarifas acordadas.
Um detalhe interessante fica por conta do parcelamento, em que o vendedor poderá receber o valor total da compra em uma única parcela caso combine com o intermediador esse tipo de recebimento. Entretanto, é importante saber que este método terá tarifas diferenciadas.
Pode até não parecer, mas uma vez que o pagamento seja concluído e o processo seja encerrado para o cliente, para os intermediadores o trabalho já foi e ainda será realizado.
Quando o e-commerce possui um intermediador de pagamento eficiente, o momento de checkout – última página de conclusão do pagamento – costuma ter uma abordagem mais simples para o público, onde os clientes são cadastrados de maneira rápida e finalizam a compra sem dor de cabeça.
As lojas virtuais que possuem plataforma de pagamento online nesses moldes – que proporciona o chamado processo de checkout transparente – costumam ter taxas de abandono de carrinho menor e, consequentemente, um maior número de vendas, pois as facilidades de pagamentos também se tornaram diferenciais de compra.
Clique aqui e saiba mais sobre como ter um checkout transparente.
No caso de um marketplace, por exemplo, em que lojas virtuais conveniadas vendem seus produtos no mesmo site, o intermediador de pagamento transfere os devidos valores para a empresa que fornece o produto, confirmando o recebimento do pagamento e acelerando o procedimento de entrega, já que o pagamento é aprovado pelo intermediador.
Como boa parte das funções oferecidas pelos intermediadores de pagamentos funcionam externamente – em relação ao servidor da loja virtual -, a integração dos serviços ocorre de maneira simples, sem a necessidade de instalações complicadas.
Atendimento
A personalização no atendimento às empresas é outra característica dos intermediadores de pagamentos. Essa qualidade na resolução de possíveis problemas é fundamental para a satisfação dos clientes que, mesmo frente a uma adversidade, podem retornar a comprar no site se o problema for resolvido de forma ágil.
De acordo com o estudo feito pela Konduto – empresa do ramo de proteções antifraudes – os e-commerces brasileiros sofrem uma tentativa de fraude a cada 5 segundos: investidas que acabam conseguindo êxito em inúmeras oportunidades.
Nesse sentido, os intermediadores de pagamentos possuem amplo destaque frente aos demais meios de pagamento online, pois essas soluções realizam análises antifraude de forma constante.
A minuciosa análise de riscos dos envolvidos, o número expressivo de certificações de segurança e a proteção na coleta e armazenamento dos dados do comprador são alguns dos destaques dos intermediadores neste assunto.
Quer conhecer um intermediador de pagamentos com essas qualidades?
Os termos que envolvem o Split de pagamento ainda estão causando certa dúvida? Confira o…
Confira quais são os principais meios de pagamento do mercado eletrônico, além de entender mais…
A sua empresa não teve um 2018 tão organizado quanto você queria? Veja como reorganizar…