Bepay - Sistema de Pagamento - Marketplace

4 problemas que um sistema de pagamento pode resolver no seu marketplace

22 de agosto de 2018 | Por Bepay

Entenda como o seu negócio pode crescer com a inclusão de um sistema de pagamento eficiente

Ao contrário da maior parte do mercado brasileiro, os empreendimentos que produzem comércio via internet, os chamados e-commerces, vêm alcançando uma evolução expressiva nos últimos anos.

Para 2018, a projeção da ABComm Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – aponta um crescimento de 15% no setor, com faturamento que deve ultrapassar os 69 bilhões de Reais.

Diante deste mercado promissor, possuir formas atraentes na visualização, informação e, principalmente, na forma de pagamento dos produtos, tornaram-se itens obrigatórios na busca por novos clientes.

Está crescendo, muito interessante, mas e os erros?

Eles têm tudo a ver com isso. Com a expansão desse segmento bilionário, muitos grupos se especializaram em tentar burlar procedimentos de compra, se passando por clientes e, até mesmo, por lojistas, tudo para conseguir aplicar golpes.

1 – Fraudes

Segundo o estudo feito pela Konduto – empresa do ramo de proteções antifraudes – os e-commerces brasileiros sofrem uma tentativa de fraude a cada 5 segundos: investidas que acabam conseguindo êxito em inúmeras oportunidades.

Neste sentido, é essencial possuir um sistema de pagamento que tenha dispositivos de segurança, constantemente atualizados e com certificação. Afinal, mais do que garantir menos perdas, a segurança também pode ser utilizada como recurso, de forma direta ou indireta, para conquistar novos clientes.

2 –  Falta de transparência

Se a proteção antifraudes pode cativar os clientes, a transparência nos processos também consegue realizar o mesmo efeito. Ser conhecido por sua transparência sugere aos internautas credibilidade e confiança, fatores essenciais na busca por novos compradores e, consequentemente, para o sucesso de qualquer negócio.

Outro ponto positivo de ter um marketplace com essa característica é a transmissão da ideia de organização para os compradores, ação que motiva novas transações e estimula o marketing boca a boca.

3 – Chargebacks

De maneira objetiva, o Chargeback é a solicitação de estorno feita pelo cliente, isto é, o pedido de cancelamento da compra e a devolução do dinheiro. Esse é o verdadeiro terror de qualquer lojista, já que além da óbvia falta de recebimento, despesas com o transporte do produto, por exemplo, acaba recaindo sobre o comerciante.

O Chargeback pode ser causado por vários motivos, tais como: desacordos comerciais,  por meio de fraudes, autofraude – compradores que pedem estorno mesmo tendo recebido o produto -,  entre outras razões.

Contudo, possuir um sistema de pagamento com dispositivos de proteção e análise de transações costuma reduzir, drasticamente, a quantidade de perdas, para não falar em eliminação total.

Estes prejuízos podem fazer a diferença no seu orçamento, principalmente, se eles acontecerem com alguma frequência. Então pesquise bem antes de contratar uma plataforma de pagamento para o seu negócio. 

4 – Separação de pagamento por loja:

Ter um Split de Pagamentos que atenda às demandas do seu marketplace diminui custos e divide os pagamentos de maneira rápida entre os seus colaboradores. Aspectos que uma vez definidos, de acordo com os requisitos pré-estabelecidos entre as partes, automatizam todo o processo, minimizando o índice de erros.

Afinal, um cliente pode fazer compras de diferentes fornecedores em um marketplace, exigindo do sistema de pagamento ações rápidas e de alta complexidade.


Quer saber mais sobre Split de Pagamentos? Saiba no link.

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira mais conteúdos e dicas do nosso blog.

Split de pagamento com Sellers e Híbrido: quais as diferenças?

Os termos que envolvem o Split de pagamento ainda estão causando certa dúvida? Confira o…

Leia mais

17 de janeiro de 2019 | Por

Meios de pagamento online mais usados: semelhanças e diferenças

Confira quais são os principais meios de pagamento do mercado eletrônico, além de entender mais…

Leia mais

11 de janeiro de 2019 | Por

Como organizar o 2019 da sua empresa com uma plataforma de pagamento

A sua empresa não teve um 2018 tão organizado quanto você queria? Veja como reorganizar…

Leia mais

4 de janeiro de 2019 | Por