O tempo onde promover a fidelização dos clientes consistia em apenas fazer o cartão da loja ou em distribuir prêmios já acabou. Atualmente, os clientes querem mais personalização nos benefícios, algo mais exclusivo, que impacte diretamente nas diferentes preferências de consumo que eles possuem.
E diante desse cenário, o empreendedor precisa saber quais são os detalhes dessa clientela e, desta forma, desenvolver estratégias para aproveitar esses desejos. Até porque quanto mais se conhece um cliente maiores serão as chances de agradá-lo.
Por exemplo: se alguns determinados consumidores têm um histórico consistente na compra de eletrônicos, por que mandar descontos de papelaria para o email deles?
E é nessa busca por detalhes que o software de fidelidade se destaca.
Objetivamente, os software de fidelidade realizam a pesquisa de preferências dos clientes, além de disponibilizar resultados organizados e objetivos. Ou seja, é um serviço que possibilita a identificação da idade, o gênero, a região do país, entre outras informações dos seus clientes, de forma simples.
Esses programas detectam as tendências de compra, separam os clientes por categorias de consumo e ajudam a desenvolver premiações e ofertas personalizadas para cada um dos públicos.
Outro destaque fica por conta do rico arquivo de dados (histórico de compras) que os softwares de fidelidade criam ao longo do tempo – uma ferramenta preciosa no momento de planejar ações futuras e, portanto, na decisão de novos rumos empresariais.
O primeiro passo é desenvolver o planejamento do sistema de fidelização dos clientes, determinando quais serão os objetivos a serem alcançados com esse investimento e quais serão as principais ideias que vão guiar o projeto – mesmo que seja apenas por determinados períodos.
Assim, todas as possíveis ações que o programa vai realizar precisam estar especificada no regulamento de fidelização, questões como: validade, troca de pontos, premiações, entre outros aspectos do seu sistema de fidelidade.
“Já não basta simplesmente satisfazer clientes: é preciso encantá-los.”
Philip Kotler – escritor e especialista em marketing.
Uma vez definida a estrutura básica, chegou a hora de usar toda a sua criatividade no sistema de fidelidade. Procure desenvolver diferentes ações buscando relacionar as características do seu negócio, tanto visuais como conceituais, com os diferentes grupos de clientes.
Aproximando ainda mais a sua marca dos seus consumidores e, consequentemente, aumentando a fidelização da clientela.
Tão importante quanto a criatividade na criação do seu programa de fidelidade é a divulgação do mesmo. E fora as páginas dentro da própria loja virtual, que já promove o sistema aos visitantes do e-commerce, vale a pena investir na criação de um site exclusivo do seu programa, onde as principais informações são mais detalhadas.
Nesse momento é essencial utilizar as informações obtidas pelo software de fidelidade, tanto no layout das páginas como na questão do conteúdo.
Outra dica fica por conta da utilização das informações obtidas pelo software de fidelidade na elaboração de textos para blog, uma ação rentável e que costuma alcançar muitas pessoas.
Caso o seu negócio ainda não possua essa opção de conteúdo, vale pensar no planejamento de um blog que use as técnicas de SEO e do marketing de conteúdo para divulgar o seu sistema de fidelização.
Utilizar os dados do software de fidelidade no desenvolvimento dessa divulgação potencializa os impactos positivos das suas ações, pois o entendimento dos diferentes públicos do seu negócio são ótimos indicadores de como chamar a atenção das pessoas que possuem as mesmas preferências que os seus clientes, mas que ainda não conhecem o seu negócio.
Também aproveite as postagens do blog para enviar newsletters – sempre após permissão prévia.
A fácil integração ao site, informações objetivas e a agilidade da Interface – que precisa se encaixar no estilo do seu empreendimento – são alguns dos detalhes que devem ser levados em consideração antes de contratar um software de fidelidade.
Então pesquise bem todas as propostas, realizando comparativos aprofundados entre elas, isso pode fazer a sua empresa ter mais qualidade e economia no serviço contratado.
Quer conhecer mais soluções para potencializar os resultado da sul empresa?
Clique aqui e saiba mais.
Os termos que envolvem o Split de pagamento ainda estão causando certa dúvida? Confira o…
Confira quais são os principais meios de pagamento do mercado eletrônico, além de entender mais…
A sua empresa não teve um 2018 tão organizado quanto você queria? Veja como reorganizar…