split de pagamento

Split de Pagamento: a solução para dividir os pagamentos entre parceiros

17 de julho de 2018 | Por Bepay

Saiba o que é e quais são as principais características do Split Payment através de sua atuação, dentro das marketplaces, no mercado varejista online

O relatório da “SpendingPulse”, referente ao último trimestre de 2016, apontou que o comércio eletrônico cresceu 36,2% na comparação com o mesmo período do ano anterior. O aumento expressivo desse segmento demonstra a expansão que a área está alcançando, quase que diária, mesmo em tempos de crise econômica.

Diante dessa situação, o varejo online se estruturou em vários modelos de negócio, como por exemplos: sites de assinaturas (ou clubes de assinatura), e-commerces e marketplaces – plataforma na qual o Split Payment atua.


Mas e-commerce e marketplace não são a mesma coisa?



A resposta é “não”. Ao contrário do que muita gente pensa, existem diferenças fundamentais entre as duas estruturas online, principalmente nas plataformas de pagamentos.

Da mesma forma como o e-commerce, o marketplace também pode ser considerado um site de vendas pela Internet, contudo, eles têm uma distinção essencial.

Basicamente, o e-commerce é uma empresa que vende seus próprios produtos pelo viés virtual. Já o marketplace, por sua vez, é uma plataforma de pagamento mediada por uma empresa terceirizada, em que inúmeros outros lojistas podem se cadastrar.

Exemplificando: no e-commerce, um usuário entra, compra e recebe o produto através do próprio site da loja; já no marketplace, o usuário pode entrar em um site X e escolher um produto que está sendo vendido e enviado pelo site Y.

Portanto, o marketplace pode abrigar ofertas de vários vendedores e, consequentemente, propiciar uma maior comparação entre os preços, já que aspectos como: fornecedores, custos dos produtos, entre outros, interferem de maneira direta nos preços de cada loja, mesmo se tratando de um mesmo produto.

E o Split de Payment?



O Split de pagamento (ou split payment, que significa “pagamento dividido” em português) é uma importante solução para quem possui um marketplace e precisa dividir os pagamentos entre os seus parceiros.

Imagine a seguinte situação: um cliente entrou em uma marketplace e escolheu produtos de diferentes lojas, de vendedores distintos, ele vai precisar realizar os pagamentos de forma separada para cada um deles?

Caso esse site conte com o serviço de Split Payment, a resposta também será “não”. Já que essa ferramenta é capaz de separar os pagamentos, de maneira customizada, assim que a transação for autorizada.

Em outras palavras, essa ferramenta permite que o cliente realize um único pagamento através da plataforma do site, deduzindo o percentual da marketplace de forma automática, de acordo com o preço de cada produto, e destinando os devidos valores até os demais parceiros.

Vale ressaltar que o Split de pagamento elimina a necessidade da marketplace envolver-se no processo, porém, dependendo da prestadora de serviço, possibilita até o acompanhamento das transações em tempo real.

Mais tecnologia para o seu negócio

Possuir praticidade e segurança no processo de pagamento transformou-se em uma tática eficiente para conquistar mais consumidores, afinal, o maior número de desistências costuma acontecer no momento de finalização da compra.

E diferente do que muitas pessoas pensam, alugar ou comprar máquinas de cartão não são as únicas maneiras de incluir sistemas de pagamentos digitais. Atualmente, soluções que permitem o recebimento de cartões já podem ser utilizadas até pelo smartphone.

Clique aqui e confira excelentes soluções de pagamento, que incluem o Split Payment, para o seu negócio

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos e com prioridade

Confira mais conteúdos e dicas do nosso blog.

Split de pagamento com Sellers e Híbrido: quais as diferenças?

Os termos que envolvem o Split de pagamento ainda estão causando certa dúvida? Confira o…

Leia mais

17 de janeiro de 2019 | Por

Meios de pagamento online mais usados: semelhanças e diferenças

Confira quais são os principais meios de pagamento do mercado eletrônico, além de entender mais…

Leia mais

11 de janeiro de 2019 | Por

Como organizar o 2019 da sua empresa com uma plataforma de pagamento

A sua empresa não teve um 2018 tão organizado quanto você queria? Veja como reorganizar…

Leia mais

4 de janeiro de 2019 | Por